Blog

6 Erros no uso do Protetor Solar

Publicado em 28 de agosto de 2013 por Rafaela Zanella

FPS
Todos sabemos da importância de utilizarmos o protetor solar, porém na maioria das vezes não fizemos isso todos os dias. Listei abaixo alguns erros clássicos que cometemos quando o assunto é Proteção Solar:
1. Não usar protetor solar quando usa maquiagem durante o dia. Nós podemos, e devemos, utilizar o protetor mesmo quando estamos maquiadas, pois a maquiagem por si só não tem proteção solar. (Exceto algumas, mas geralmente o FPS -fator de proteção solar- é baixo e com isso, oferece pouca proteção).
2. Usar o protetor solar apenas na praia ou na piscina. Devemos proteger nosso rosto, pescoço, colo e dorso das mãos durante o ano todo. Os raios que agem no envelhecimento da pele estão presentes até mesmo nos dias nublados e chuvosos.
3. Usar protetor solar vencido. Não é incomum usarmos durante o ano aquele protetor solar que sobrou do verão passado, e na verdade, não há nenhum problema nisso, mas é essencial verificarmos a data de validade deles, pois além do efeito fotoprotetor estar alterado em um produto vencido, pode causar alergias e irritações na pele.
4. Praticar atividades físicas ao ar livre, sem o protetor específico. Quando praticamos atividades físicas devemos redobrar o cuidado com o protetor solar, pois nesse momento a nossa pele transpira bastante, e com isso podemos em pouco tempo, perder toda a proteção.
5. Não reaplicar o protetor solar ao longo do dia. Devemos reaplica-lo a cada 3 horas, mesmo não estando diretamente expostos ao sol. Além de usarmos os tradicionais protetores, podemos lançar mão de pós compactos com FPS para retocar durante o dia. Existem hoje diversas marcas que oferecem uma ótima proteção.
6. Usar o protetor solar que tem em casa, de uma amiga ou familiar. Cada pele tem suas características específicas, por isso devemos utilizar um protetor solar adequado para cada tipo de pele, caso contrário podemos provocar cravos, espinhas ou ressecamento da pele. Hoje existe no mercado diversas opções, e com certeza seu médico saberá indicar qual o melhor para a sua pele.