Blog

PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS DURANTE A GESTAÇÃO

Publicado em 8 de setembro de 2015 por Rafaela Zanella

Um questionamento bastante comum entre as gestantes é a respeito dos procedimentos estéticos que podem ser feitos durante esses 9 meses.

 

 Toxina Botulínica: Contra-indicada durante a gestação para fins estéticos. Durante a amamentação também é contra-indicada pelo fato de não sabermos se a droga pode ou não ser excretada no leite materno.

  Peelings: Os peelings químicos são relativamente contra indicados, em especial o de ácido retinóico, ácido salicílico e enxofre. Apesar de não termos evidências de que o uso tópico dessas substâncias causem alguma repercussão no feto, não utilizamos essas substâncias durante a gestação. Já os peelings físicos (exemplo a microdermoabrasão) e o peeling de ácido glicólico (até determinada concentração), não apresentam contra-indicação. Mas vale lembrar que as futuras mamães têm uma tendência maior a uma hiperpigmentação pós inflamatória (manchas após os procedimentos), e também possuem uma cicatrização mais lenta. O ideal é sempre realizarmos procedimentos mais superficiais.

 Preenchimentos: Não temos evidências com o uso de preenchedores durante a gravidez, mas é praticamente unânime a opinião dos médicos que não devemos realizar esse procedimento em pacientes gestantes.

 Laser e Luz Intensa Pulsada: O ideal é não utilizar esses aparelhos para fins estéticos durante a gestação.

✔ O ideal é sermos prudentes quando o assunto é procedimentos estéticos em gestantes, e avaliarmos sempre o custo/benefício do tratamento proposto.