Blog

QUERATOSE PILAR ou CERATOSE PILAR

Publicado em 1 de junho de 2013 por Rafaela Zanella

A queratose pilar é uma característica da pele evidenciada pelo surgimento de “bolinhas” avermelhadas ou esbranquiçadas ligeiramente endurecidas na pele, que atinge especialmente os braços, pernas e o bumbum.

Ela é causada pelo excesso de produção de queratina pela pele, que formam pontinhos ásperos (fazendo com que a pele pareça arrepiada). Ao tentarmos apertar esses pontos, podemos causar uma irritação e inflamação, fazendo com que apareçam manchas escuras na nossa pele, o que chamamos de hipercromia pós inflamatória.

No inverno a nossa pele tende a ficar menos hidratada, com isso a queratose pilar fica mais evidente. Em pessoas atópicas (alérgicas), que têm a pele mais ressecada, também podemos observar com mais frequência essa patologia.

É muito importante não exagerarmos no uso de sabonetes e buchas na hora do banho, pois eles removem toda a camada de gordura protetora da pele, deixando-a mais ressecada. O uso de sabonetes neutros e cremes queratolíticos são essenciais para o controle da queratose pilar.

Procure seu médico, ele poderá lhe indicar o produto mais indicado para o seu tipo de pele!

queratose pilar